quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A pressa nem sempre é inimiga da perfeição


Segundo semestre do ano, as coisas estão voando e ainda estamos pensando que os dias são longos como nossos problemas aparentam ser. Nada disso. Os dias não estão sendo longos e nossos problemas muito menos (risos). É interessante notar que, quando vai chegando o fim do ano, essa época dos sentimentos abrindo nosso cartão de visita, essa coisa de pensar no que fizemos de bom e ruim no passado, essas ideias de reflexão e mais ou menos de auto-ajuda, auto-estima e derivados.. (gargalhadas). 
Então, esse momento final de cada ano é algo realmente complicado e ao mesmo tempo legal de ser estudado. O ser humano parece que vai ficando mais "receptivo" as coisas, e a PUBLICIDADE obviamente não ficaria de fora desse momento tão.. tão.. tão oportuno da raça humana! Acredito que foi no final de Outubro que eu comecei a pensar no que escrever sobre essa estratégia da publicidade, o que me ajudou muito foi andar pela cidade, nas ruas, avenidas e a própria propaganda mesmo mostrando de fato sua intenção diante dos consumidores nesta época do ano. O interessante disso tudo é entender que não é nada menos que provocar e antecipar a necessidade das pessoas e criar desejos o mais rápido possível nos consumidores, ou seja, a propaganda começa a ANTECIPAR as necessidades e DESPERTAR ou CRIAR com rapidez os desejos de compra dos consumidores nesta época. Os filmes publicitários na TV, os painéis com mensagens publicitárias nas avenidas, o espírito das festas de fim de ano sendo abraçado pelas famílias nas residências em cada canto da cidade e muitas outras coisas que poderiam ser citadas aqui, fazendo parte deste circulo influenciador de compra das pessoas. 
O comércio e as lojas varejistas estão apostando cada vez mais nesses dias que antecedem as festas de fim de ano, é o momento chave para usar de uma estratégia junto com uma agência de comunicação, publicidade ou assessoria para atrair seus consumidores.
A venda se torna em muitos casos mais fácil e a antecipação das necessidades e a criação dos desejos nos consumidores leva a um retorno positivo para a marca, produto ou serviço dos anunciantes.
Pois é, cada final de ano é assim, a publicidade, o consumismo, as lojas, os varejistas e o tempo sabe como fazer de um simples passeio no Shopping um grande momento para compras e mais compras de fim de ano.
Ahhh.. Feliz Natal neh?  

Um comentário: